COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PIO XII

CENTRO DE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIO

Eventos

60º Aniversário do Colégio Universitário Pio XII
e Homenagem ao P. Joaquim Aguiar

O Colégio Universitário Pio XII viveu no passado mês de maio um momento especial com a celebração do 60º aniversário da sua fundação, e a homenagem ao P. Joaquim Aguiar, seu fundador e primeiro Diretor, a propósito da ocorrência do centenário do seu nascimento.

As comemorações tiveram lugar no dia 27 de maio, data próxima ao dia da inauguração oficial do Colégio, ocorrida a 25 de maio de 1957.

Quatro foram os momentos significativos da celebração: inauguração da Rua Padre Joaquim Aguiar, descerramento do busto do P. Aguiar, sessão solene de apresentação do livro «Educação e Cidadania» e Eucaristia de ação de graças.

 

Comissao   Placa da Rua

Descerramento do busto no Colégio Universitário Pio XII e Inauguração da Rua Padre Joaquim Aguiar

Situada entre a Estrada da Circunvalação e a Avenida Dr. Alfredo Bensaúde, em Lisboa, junto ao Seminário dos Olivais, a «Rua Padre Joaquim Aguiar – Pedagogo (1915-2004)», foi inaugurada oficialmente na manhã do passado dia 27 de maio. «Homem de Lisboa porque foi em Lisboa que viveu e foi a Lisboa que deixou o imenso legado que constitui a sua obra. As ruas desta cidade recordam a sua passada decidida e rápida, porque para o Padre Aguiar o tempo era bem escasso e o servir os outros, missão imperiosa», referiu José Luís Seixas, antigo studante do Colégio Universitário Pio XII, ao discursar em nome da família do Pio XII.

 

 

No passado dia 30 de Abril realizou-se o I Ciclo de Ideias Pio XII - "A Comunicação Social, numa sociedade em evolução". Foi um Ciclo de Ideias com contou com grandes nomes da Comunicação Social que nos deram as perspectivas sobre o actual estado da Comunicação Social e as suas expectativas para o futuro. esta iniciativa contou com a presença dos estudantes do Pio XII. Um agradecimento especial à UECUP pelo empenho na organização deste evento.


 

 

 

O Colégio celebrou em 2007 o seu conquentenário (1957-2017). O encerramento das comemorações decorreu no Hotel Penha Longa, em Sintra, tendo como ponto alto a entrega da condecoração atribuída pelo Exmo. Sr. Presidente da República, como Membro Honorário de Mérito.

 

Porquê?

Desde a primeira hora, houve a preocupação de fazer desta casa algo mais do que um simples "lar" ou "república", onde apenas se cultiva a camaradagem e certos valores humanos.

O projecto educativo do Colégio parte de uma perspectiva da formação integral do estudante, contemplando a sua dupla dimensão, humana e espiritual, e o crescimento harmónico de todos os elementos integrantes da educação.

Com este objectivo organizam-se palestras, debates, retiros, encontros, tendo em conta como filosofia de fundo o diálogo fé-cultura, juntamente com o aprofundamento e a vivência da fé.

Conferências

Realização de conferências com ilustres convidados.