Abertura do Ano Académico 2016/2017

Abertura do Ano Académico 2016/2017

No dia 22 de outubro, celebrou-se a abertura do Ano Académico 2016-2017/Festa da Família.

O programa do dia iniciou com uma conferência do Pe. José Tolentino de Mendonça sobre «A importância do espanto», seguida da celebração da Eucaristia e de um almoço-convívio entre os estudantes, famílias, Direção e funcionários.

O Pe. José Tolentino, poeta, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e Consultor do Conselho Pontifício para a Cultura do Vaticano, reiterou a essencialidade do espanto nas nossas vidas, e desafiou a falar mais, a transmitir as nossas paixões num «olhar longo e inocente» que se expanda para as virtudes grandes, contornando os poucos encontros humanos com a criação de um pacto que não deixe de parte o espanto.

O poeta madeirense relacionou o espanto - palavra latina que descreve uma expressão forte, inesperada e repentina -, com a vocação, e criticou a sociedade que consome o mundo, mas não o consuma, incentivando-nos a amar e a sermos capazes de fazer uma síntese dos saberes, almejando a sabedoria, sem descurar a felicidade e a descoberta de nós próprios.

A cerimónia terminou com um sentido testemunho do Presidente da UECUP, André Vila Nova, que salientou a união e a família em que esta casa se torna para todos os que por cá passam desde 1957.

Segunda, 11 de Junho de 2018