Conferência Dr. Paulo Portas

Conferência Dr. Paulo Portas

No passado dia 18 de março tivemos a oportunidade de receber no Colégio o Dr. Paulo Portas, para uma conferência sobre: “O futuro da Europa no mundo”.

Pela sua experiência governativa, em diferentes governos e áreas de governação; e no presente pela sua ação empresarial e de comentário de política internacional semanal, o orador reuniu expetativas que não foram defraudadas.

Focando a sua intervenção na geopolítica e geoeconomia, apresentou as tendências, riscos e oportunidades do mundo atual.

Sublinhou que estamos a viver uma mudança de época a nível global, tendo a Europa de se adaptar rapidamente ao novo contexto mundial para manter a sua relevância económica e política.

As dificuldades a nível da União Europeia não são poucas, como se constatou no acolhimento aos refugiados.

Tendo em conta o ritmo acelerado de mudanças no mundo contemporâneo, desafiou os estudantes a serem pessoas flexíveis, o que permite uma maior adaptação a novas realidades e contextos. E sublinhou a importância da confiança aos mais diversos níveis de relação (pessoal, social, entre estados); esse bem que é o mais difícil de construir e o mais fácil de destruir.

Segunda, 15 de Abril de 2019