Retiro Quaresma

Retiro Quaresma

A proposta de um dia de reflexão, num ambiente especial, levou um grupo de estudantes do Pio XII, no passado dia 23 de março, até Fátima.

Proposta de um percurso de interioridade, realizada na descoberta e conhecimento dos diversos protagonistas e lugares de Fátima, para perceber o seu significado e acolher a sua interpelação.

A jornada articulou-se à volta de quatro verbos, palavras que agruparam a Mensagem de Fátima e o seu relevo para uma vida renovada em Jesus Cristo: Estar-Fazer-Orar-Conhecer:

ESTAR com os Pastorinhos; FAZER um caminho: “do esboço ao brilho”; ORAR junto de Nossa Senhora – Momento especial de oração na Capelinha das Aparições; CONHECER os lugares.

O terminar do dia foi vivido contemplando do alto do Calvário Hungaro, o Santuário e a Igreja Paroquial de Fátima: um fio de horizonte que vai do batismo dos pastorinhos até ao seu reconhecimento e impacto na vida de tantos peregrinos. Seguiu-se a Eucaristia na Capela de Santo Estevão, no Calvário.

Um dia em que se contactou e experimentou o que move o coração e o torna capaz de um olhar belo, pacífico e vivo sobre a realidade apaixonante de ser jovem na sociedade atual.

Segunda, 15 de Abril de 2019