Escudo

significado

O brasão do Colégio traduz uma mensagem perene para as sucessivas gerações de estudantes.

O timbre é composto pela tiara pontifícia e duas chaves «decussadas» para indicar a presença viva do magistério da Igreja.

O escudo é em forma clássica com o campo tripartido.

No retângulo superior, encontra-se ao centro, um coração em chamas, rodeado por uma coroa de flores e atravessado por uma espada, símbolo da pertença do Colégio à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria-Claretianos.

Na banda esquerda vê-se o brasão de armas do Papa Pio XII.

Nele estão as armas da família do pontífice, com o monte de três cômoros e a pomba, símbolo da paz, donde vem o nome Pacelli (o nome do Papa Pio XII era Eugénio Pacelli). O ramo de oliveira simboliza a esperança. O contra-chefe é um mar ondulado, e representa as águas revoltas da vida, por onde o Papa tem que conduzir a Igreja, a Barca de Pedro.

Na banda direita, uma robusta mão empunha um archote aceso que com a sua luz descreve uma cruz encimada pelo Alfa e Omega, para mostrar que toda a luz é sempre luz de Cristo, Princípio e fim de todas as coisas.

No listel, o lema é retirado do Evangelho de São João: «Lucerna ardens et lucens» Jo 5,35 (Lâmpada que brilha e ilumina).